quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Visita Técnica

Considerações iniciais:
Esta visita teve por objetivo o entendimento e o conhecimento sobre a topografia e o entorno da área escolhida para a implantação de um conjunto habitacional para a disciplina de Projeto V integrada com a de Estudos Urbanos II.

Caracterização da área:
Trata-se de um terreno localizado no bairro Babilônia, uma região periférica da cidade de Bom Despacho.



Apresenta de imediato uma topografia muito acidentada com desníveis notáveis. Apenas alguns locais são constituídos de áreas regulares.


Por ser um bairro relativamente novo, seu entorno é caracterizado por áreas rurais e poucas residências e possui poucos equipamentos coletivos.


Poucas vegetações são encontradas no local, destacando-se uma grande árvore em um terreno rochoso na área central do terreno.



Desenvolvimento da visita:
Ao chegar ao terreno, logo nos deparamos com uma pequena praça ainda em desenvolvimento e um Cristo ao centro.


As residências existentes no entorno são aparentemente construídas pelos próprios moradores, devido às características arquitetônicas simples percebidas.


As poucas ruas que se encontram próximas ao Cristo são pavimentadas com aslfalto e as demais ainda se encontram sem nenhum tipo de pavimentação e poucos são os equipamentos coletivos encontrados, tais como um orelhão e um Centro Educacional.


Percebe-se ainda a presença de postes para a iluminação do bairro. A área onde será implantado o conjunto habitacional possui poucas vegetações, topografia acidentada e poucas áreas regulares.


Aparentemente, nota-se a implantação da rede de esgoto.



Observações:
Uma característica importante e notável é a topografia encontrada. Devido aos grandes desníveis é importante pensar em novas tipologias para as habitações populares.


A árvore de grande porte encontrada na parte antes reservada para a praça também é um aspecto marcante do local e que deveria ser mantida.



Análise:
Por possuir uma topografia acidentada é importante ressaltar a necessidade de se pensar em novas tipologias para as residências, aproveitando melhor os desníveis existentes.


Deve-se propor também a inserção de mais equipamentos coletivos para uma maior integração entre os moradores, evitando assim a segregação entre os bairros vizinhos e a aplicação de pavimentação drenante, a fim de minimizar os impactos das águas pluviais.



Roberta Aparecida de Melo
Arquitetura e Urbanismo
6º Período



Nenhum comentário:

Postar um comentário