quinta-feira, 28 de outubro de 2010

RELATÓRIO VISITA TÉCNICA

VISITA AO TERRENO

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
  Trata-se de uma visita técnica realizada pelos lunos do 6] período de arquitetura e urbanismo, com o objetivi de analizar as condições gaográficas em que se encontra o terreno, objeto de um projeto habitacional.

CARACTERIZAÇÕES DA ÁREA:
Situada no bairro babilônia, periferia de Bom Despacho, com uma área de preservação permanente fazendo a separação da margem periférica urbanizada com a área do terreno. Nas proximidades existem casas habitadas,e algumas não finalizadas. O terreno apresenta áreas bem acidentadas com a elevação e um declive bem acentuado proximo à ravina. O restante são construídos por áreas inclinadas variadas. A vegetação é composta pro braquiária que alimenta o gado. Existe também uma árvore sobre a formação rochosa e um pequeno grupo de aroeira.

DESENVOVIMENTO DA VISITA:
  Foi um encontro dos alunos na praça que marca o terreno e o p´roprio bairro, como não participei desta visita, ouvi comentários dos mesmo sobre a visita que proceguiu partindo da praça dirigindo-se ao terreno, encontrando-se então com a ravina causada pela reirada de terras do local, partindo então para o córrego que passa nas proximidades. Logo após se tem as formações rochosas de difícil edificação.

OBSERVAÇÃO:
O terreno nao contava com infra-estrutura, segundo moradores o ônibus passava de duas em duas horas, a água usada na pia e chuveiro era jogada na rua e o esgoto do banheiro em uma fossa.
Não é um bairro necessariamente novo, ja há um tempo, mas não houve grandes aceitações. Os lotes comprados teriam intensões lucrativas no futuro, e não de moradias.

ANÁLISE:
O local é longe do centro e locais de serviço, há uma rua de acesso ao bairro que não há habitação podendo ser um perigo percorrê-la a noite, um local que pode ser ponto para tráficos. Não há previsão de benefícios para os moradores em questão de infra -estrutura, nota-se que a prefeitura estava asfaltando ruas, privilegiando primeiramente o trânsito.
 O interessante seria melhorias mistas, tornando um bairro harmônico e que haja cidadania entre os moradores. uma idéia princiapal a se pensar na hora de projetar.

Aline Cássia dos Santos, 6º período.

Um comentário:

  1. muito bom esses pontos que voce levantou, sobre o trafico, pois essa é uma area periferica
    gau

    ResponderExcluir