terça-feira, 26 de outubro de 2010

Relatorio Visita Técnica

Relatório visita técnica.

1 Considerações Iniciais.
Trata-se de uma visita técnica em que o objetivo é analisar as condições geográficas, socioeconômicas em que se situa o terreno objeto de um projeto de habitação de interesse social.

2 Caracterizações da Área
A área se situa na periferia de Bom Despacho e conta com uma área de preservação permanente que faz a separação da margem periférica urbanizada  com a área do terreno. Nas proximidades ainda em fase de urbanização encontramos algumas casas já habitadas e algumas  não finalizadas. São casas as vezes sem o reboco externo e apenas com a lage de proteção funcionando como telhado. Ou são casas construídas faltando alguns itens, como rede de esgoto, muro de delimitação e pavimentação urbana.  Além dessa área pouco habitada que se limita com o terreno temos duas ou três fazendas que margeiam o terreno. Inclusive o acesso a uma delas é feito por uma rua que corta o local onde será implantado o conjunto. O pequeno córrego do fundo do vale faz se de um delimitador natural entre área a ser urbanizada e a área natural.
O terreno apresenta áreas bem acidentadas como a elevação e um declive bem acentuado próximo a ravina. O restante são constituídos por áreas inclinadas variando de leve a moderada.
A cobertura vegetal existente é composta praticamente pela forragem braquiária, usada para alimentar o gado e resistente á seca. Existe uma árvore sobre a formação rochosa e um pequeno grupo de aroeiras jovens próximo a ravina.


3 Desenvolvimento da Visita.
A visita se iniciou as nove horas da manhã com o encontro dos integrantes na grande praça que marca o terreno e próprio bairro. Esta praça é um grande circulo como  uma rotatória de grande proporção coroada com uma escultura de concreto do Cristo. Partindo da praça dirigimos ao terreno que fica a alguns metros apenas. A primeira coisa que chama a atenção é uma ravina existente no local. Não se trata de algo antigo, é bastante recente e foi causada pelas retiradas de terras do local, que estão sendo utilizadas no bairro mesmo. E o local da ravina é um local propicio para agravamentos no futuro, pois o solo é pobre, muito permeável e poroso. É conhecido popularmente como saibro. Da ravina partimos para a parte baixa do terreno que vai de encontro ao um fundo de vale e consta inclusive um pequeno córrego que passa nas proximidades. Na margem esquerda nesta parte baixa existe uma formação rochosa  que se eleva na superfície do terreno tornando área de difícil edificação, onde subimos e fomos avistar os limites do terreno.

4 Observações
O terreno até a data da visita não contava com toda infra-estrutura. As águas servidas de uma residência eram jogadas diretamente na rua e o próprio morador disse que não se tratava de esgoto de banheiro que este era depositado numa fossa séptica no quintal . Há falta de transporte também, havia uma placa no local informando que o horário de ônibus era praticamente de duas em duas horas e que domingos e feriados os horários eram diferenciados ficando mais longo o intervalo
No local observa-se que o terreno parece nascer com o mesmo destino de um bairro vizinho distante mas não longe das vistas. Trata-se do bairro São Vicente, situado muito distante do centro e dos locais de serviços, ele abriga uma população de baixa renda e nos  últimos anos tem sido noticia pelos crimes que ali são cometidos.
O bairro não é necessariamente um bairro novo, já faz alguns anos que fora implantado mas não houve grande aceitação da população, pode até ter havido muitas vendas de lotes mas estes foram adquiridos com intenções de lucro no futuro.

5 Análise
O local carece em infra-estrutura, é longe do centro e dos locais de serviços, para agravar a situação existe um grande trecho de acesso ao terreno que não existe habitação ou é muito excassa, o que pode ser perigoso percorrê-lo a noite. Não há previsão de melhoria no futuro visto que não há planos de que algo venha ser instalado ali para que haja maior transito de pessoas e de veículos, se tornando assim um bairro misto que é muito mais interessante e vantajoso para a população local visto que gera emprego e possibilidade de aumentar a renda. No momento da visita verificava-se que a prefeitura estava pavimentando com asfalto alguns trechos, o que a primeira vista vai apenas facilitar o acesso dos veículos, os moradores em si não sentirão muitas melhorias de imediato com o feito, visto que os primeiros a serem beneficiados são os veículos. 

 Hudson Ribeiro   6º Período Arquitetura e Urabanismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário