segunda-feira, 25 de outubro de 2010

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA


CONJUNTO HABITACIONAL BABILÔNIA – BOM DESPACHO – MG
DISCIPLINA : ESTUDOS URBANOS II – PROF. MARCO ANTÔNIO
ALUNO : PEDRO XAVIER FILHO – MAT 0005414


PARÂMETROS OBSERVADOS NO LOCAL DE IMPLANTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO E ADOTADOS NO ESTUDO E CONCEPÇÃO DO PROJETO URBANÍSTICO

DOS PARÂMETROS TOPOGRÁFICOS

Foi fornecido o levantamento plani-altimétrico do terreno onde será implantado o Conjunto habitacional Babilônia, contendo as curvas de nível e a planimetria do terreno. Foram preferêncialmente ocupadas áreas com declividade inferior a 30%, no sentido de sua LMD ( Linha de maior declive ).
Foi verificado o escoamento superficial das águas pluviais pela ação da gravidade no sentido do greide das ruas, para o Norte e Noroeste.
A movimentação de terras conforme a implantação sugerida será compensatória, pois procurou implantar-se no sentido das curvas de nível ou em pequenas extensões ortogonais à estas, todos os lotes de terreno resultantes do parcelamento. As áreas de terreno íngremes foram deixadas à preservação permanente e, as com declive moderado, para uso intitucional como equipamento urbano.

DOS PARÂMETROS GEO-CLIMÁTICOS

Os ventos predominantes vindos do Noroeste incidirão sobre as fachadas e vistas laterais das edificações proporcionando uma climatização natural dos compartimentos.
A insolação matutina será captada nos compartimentos de permanência prolongada, principalmente nos Quartos, entretanto as edificações mais à Leste terão um micro-clima mais ameno, devido à sua proximidade com a área de preservação permanente, que consiste em grande área verde com considerável massa de cobertura vegetal a ser implantada.

DOS PARÂMETROS URBANÍSTICOS

A continuidade dos arruamentos contíguos foi garantida, mantendo assim projetado o vetor de crescimento urbano no sentido Noroeste e Nordeste. O terreno apresenta uma área de 60.000,00 ( Sessenta mil metros quadrados, dos quais 15% foram destinados às Ruas e 20% para equipamento urbano e também área de preservação permanente.
A área loteada é de aproximadamente 65% da gleba urbana, perfazendo 40.000,00 metros quadrados, nos quais serão construídas 200 unidades habitacionais residenciais, sendo 80 tipo A, com 49,00 m² de área construída e 120 do tipo B, com 39,00 m² de área construída.
Os lotes de terreno projetados no parcelamento são de dimensões variadas, predominando o tamanho 10,00 metros de frente e fundo por 20,00 metros de extensão pelos lados direito e esquerdo, perfazendo uma área planimétrica de 200,00 m² ( Duzentos metros quadrados ).
A taxa de ocupação máxima dos lotes predominantes é de 24,5% e a taxa de ocupação mínima é de 19,5% chegando os seus coeficientes de aproveitamento respectivos a 0,24 e 0,19.

DOS PARÂMETROS GEOMÓRFICOS DA ÁREA

Segundo o perfil geotécnico visível, o solo se constitui de material areno-argiloso de baixa coesão, apresentando inclusive processos erosivos de média magnitude, devido ao escoamento superficial da pluvial. Os declives acentuados exigirão implementação de cobertura vegetal com plantio de gramíneas e espécies arbóreas de médio porte, com sistema radicular pivotante, para contenção dessas encostas.
Quanto à capacidade de carga, o solo se presta a resistir à esforços de compressão da ordem de 1,5 Kgf/cm², o que implica em uma estrutura de fundação econômicamente viável para unidades com no máximo 03 pavimentos.

DOS PARÂMETROS SÓCIO-ECONÔMICOS

Conforme pesquisa local, o público alvo a ser contemplado com a aquisição das unidades deste conjunto, são famílias com renda até 03 salários mínimos, pessoas assalariadas, profissionais liberais, trabalhadores autônomos formais e informais; prevendo-se assim um padrão construtivo de acabamento de nível Normal ou Comercial, para que seja viabilizada a captação do empréstimo em carteira habitacional, junto ao agente financeiro, dentro dos níveis salariais e de parcelamento exigidos.
A implantação da unidade habitacional dentro de seu respectivo lote de terreno permite que o proprietário faça acréscimos na edificação em regime de auto-construção, porém deverão ser técnicamente projetados.

DOS PARÂMETROS ARQUITETÔNICOS

Embora os compartimentos das unidades habitacionais tenham dimensões mínimas, porém superiores às exigidas pela legislação; o conceito foi o de conforto ambiental : no sentido de uma boa ventilação natural, de uma saudável insolação matutina, de uma insolação vespertina em compartimentos de permanência apenas transitória, da preservação de uma massa verde que proporcionasse um micro-clima agradável e da projeção de áreas de convívio social dos moradores do conjunto, podendo serem até implantados usos comerciais locais em algumas áreas. A verticalização se deus apenas em uma pequena quadra com edificações de pilotis mais dois pavimentos, contendo 8 unidades habitacionais, cada prédio, num total de 7 prédios de estilo contemporâneo e arquitetura plenamente funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário