sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Relatório de visita técnica ao Bairro Babilônia

UNIPAC BOM DESPACHO - ARQUITETURA E URBANISMO
Disciplina: Estudos Urbanos II
Professor: Marco Antonio Borges Netto
Aluna: Luciane Leite Lacerda Almeida
6° período

1.     Considerações Iniciais

A visita ao terreno foi realizada no dia 28 de agosto de 2010, às 9 horas. Sua localização é no Bairro Babilônia, em Bom Despacho, Minas Gerais. A finalidade da visita é produzir material para estudo e análise urbana, a fim de realizar um projeto de habitações populares, propostos pelas disciplinas de Projeto V e Estudos Urbanos II.

2.     Caracterizações da Área

O terreno situa-se em uma área afastada do centro comercial de Bom Despacho, em uma região ainda pouco adensada, porém, com projeção de crescimento durante os próximos anos.
A topografia do terreno é, na maior parte, composta por declives acentuados ou suaves, sendo que, apenas em algumas partes as áreas são planas e adequadas para implantação de residências e outros equipamentos públicos.
O terreno faz divisa com propriedades rurais, porém não há áreas verdes significativas. No terreno há poucas árvores nativas, sendo que, apenas uma se destaca pelo seu grande porte, situada em um local reservado para a praça. Há também uma pequena formação rochosa nesse lugar.
Especificamente na área visitada, onde será implantado o conjunto habitacional, há poucas residências. Algumas delas ainda estão em construção e se destinam aparentemente a abrigar moradores de classe social menos favorecida.
No restante do bairro há um adensamento mais significativo e algumas residências se destacam pelas dimensões e acabamento diferenciados.
O destaque do bairro é a Praça do Cristo, que ainda não está terminada, mas chama atenção por situar-se na parte mais alta e plana.
A maioria das ruas não possui pavimentação, sendo que algumas são asfaltadas, o que se restringe às proximidades da Praça do Cristo.

3.     Desenvolvimento da Visita

O acesso ao bairro foi feito por uma rua principal, em aclive, que conduzia à Praça do Cristo. Este local é amplo e plano e se destina a promover o convívio entre os moradores que necessitarão de um espaço de lazer e socialização.
Em seguida, nos dirigimos ao terreno delimitado para a disciplina de projeto e lá percorremos suas ruas sem pavimentação, a pé, a fim de analisar melhor a área de estudo. O local mais agradável foi próximo à grande árvore que proporciona uma área de sombra considerável.
As fotos ilustram esse trajeto e as características físicas e espaciais do local.

4.     Observações

Alguns aspectos negativos chamaram a atenção, entre eles, o fato do terreno ser isolado e não possuir um entorno significativo, do ponto de vista urbanístico.
Percebe-se a presença de postes de transmissão de energia elétrica, porém, ao que parece, ainda não há rede de água e esgoto finalizada, como se percebe nas fotos abaixo.
Outra questão que incomoda é a falta de arborização abundante, o que torna o terreno árido e com aspecto desértico.

  1. Análise
A área analisada pretende ser ocupada por habitações de interesse social, porém, deve-se observar, principalmente, a topografia local ao definir a localização dos lotes e divisão das quadras.
Deve-se também preservar a grande árvore, além de incentivar a plantação de outras espécies, entre as quais, árvores frutíferas, que proporcionam espaços de sombra, bem como, podem ser aproveitadas como alimento.
A população vem sendo assentada na periferia, o que é uma tendência que visa desocupar os centros urbanos. Porém, ao projetar o conjunto habitacional, é necessário que haja uma preocupação em implantar equipamentos que possam ser utilizados pelos moradores, sem que haja necessidade de um deslocamento até o centro da cidade. Sendo assim, é importante prever área para comércio, lazer, atendimento de saúde, entre outros.

  1. Fotos
Vista do terreno (parte mais alta)
Edificações
Divisa com propriedades rurais
Árvore de grande porte e formações rochosas

Implantação da rede de esgoto
Praça Senhora do Sol (Cristo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário