quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Relatório da Visita Técnica ao Bairro Babilonia.

Relatório da Visita Técnica ao Bairro Babilonia.
Por Renata Baeta 
6ºperiodo Arquitetura e Urbanismo

1 Considerações Iniciais.
Foi realizada uma visita técnica com o objetivo de analisar a geografia e as condições sócio-economicas do Bairro Babilonia aonde estamos desenvolvendo uma intervenção.

2 Caracterizações da Área.
O Bairro Babilônia se localiza na periferia da cidade de Bom Despacho e tem área de preservação ambiental que faz a demarcação natural do terreno. Diversas casas e construções estão sendo desenvolvidas no local, não sabemos se com planejamento arquitetonio e urbanisco do local, ou se estão sendo desenvolvidas por pessoas leigas, pois que diversas habitações estão em fase diferentes de construção. Algumas fazendas delimitam o terreno, ainda não foi definida a situação delas com a implantação do conjunto habitacional desenvolvido pela prefeitura. Há também um córrego delimitando o final do bairro dentro da área de preservação.É encontrado no local diversas arvores de diversas espécies porem um em especial é marcante pois se encontra no centro da área em cima de uma formação rochosa profunda e preferencialmente deve ser mantida no local.

3 Desenvolvimento da Visita.
Começado as 9 horas da manha de sábado a visita começou com os alunos do 6º período de Arquitetura e Urbanismo da Unipac, se encontrando na praça central do Bairro Babilonia, com o professor Marco Antonio para começarmos a discutir os aspectos relevante do local. Sendo a praça central um marco no Bairro pois tem uma grande estatua representando o Cristo em concreto com os braços abertos para todos. De la partimos para o terreno a ser analizado, o que chamou muita a atenção de todos foi a grande cratera formada por retirada inlegal de terra, um local perigoso para todos devido as suas grandes proporções. Tem que ser feito um trabalho de consientizaçao com os moradores para evitar que problemas assim continuem a acontecer no local. Visitamos também os limites do terreno aonde conhecemos o pequeno córrego.

4 Observações.
A infra-estrutura local esta em fase de iniciação, a Cemig começou a colocar os postes para a distribuição da rede, a Copasa não chego ainda ate este local, sendo assim as poucas construções existente possuem apenas fossa séptica, o asfalto não chegou ao bairro, ate o momento foi colocado somente ao redor da praça uma fina camada de asfalto, que já esta se desfazendo. O transporte publico é feito por apenas um ônibus que vai ate o local, a uma placa informando o horário (sendo pouquíssimos horários). Apesar de não ser um Bairro novo os olhos da população começaram a se voltar para este lado por conta dos preços de terreno e apartir dai as construções começaram a crescer, provavelmente com a noticia do conjunto habitacional que a prefeitura vai implantar mais pessoas iram se deslocar para o Bairro.

5 Análise.
O Bairro Babilonia se encontra longe de tudo, é afastado e por isso nescessita de todo o auxilio para crescer a infra-estrutura que é muito importante para o local. Espera-se que com a proposta da prefeitura da criação do conjunto habitacional estes recursos cheguem logo ao local para o bem da população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário