segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PROJETO CRIA "GRELHAS DE HABITAÇÖES", BELO HORIZONTE

Projeto prevê construções metálicas encravadas nas encostas dos morros
No lugar da favela, um modelo de habitação com estrutura metálica, que acompanha a inclinação do morro e cria vilas com infra-estrutura, serviços e equipamentos públicos. A proposta faz parte do projeto de urbanização de áreas carentes desenvolvido por um grupo de cinco alunos da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo como base a favela da Serra, em Belo Horizonte, onde vivem cerca de 50 mil pessoas.

A partir de tecnologias disponíveis no mercado, o projeto propõe a reunião de conceitos aplicados na construção de habitações horizontais e verticais. A implantação, segundo os estudos, poderá ocorrer em estrutura metálica, de concreto ou mista de aço e concreto. O sistema metálico ganhou o apelido de “grelha de habitações”, cuja estrutura acompanha a inclinação do morro e cria vilas suspensas em “lotes aéreos”, que podem ser ocupados por praças, gramados, quadras esportivas e outros locais de convivência social e cultural. Ali também podem ser instalados edifícios públicos, como posto de saúde e delegacia de polícia.

A estrutura da grelha tem sistemas de coleta e reutilização de água da chuva e equipamentos para captação da energia solar e reciclagem de lixo. Os lotes sem construção, destinados ao lazer e à convivência, permitiriam a circulação de ar e entrada de luz.

O projeto também reserva espaço para a produção de alimentos, tendo a suinocultura como carro-chefe e a geração de energia (biogás) como subproduto. A produção de derivados de suínos já existe nesse tipo de conjunto urbano, mas é dispersa e ineficiente. “A idéia contempla a necessidade de uma ocupação racional, que melhore as condições de habitação do local sem deslocar as populações”, afirma a professora e orientadora Maria Lúcia Malard. As propostas, segundo ela, poderão ser implantadas a partir da formação de cooperativas de moradores, com o apoio do poder público.

Em 2007, pela primeira vez na história da humanidade, a população das cidades superou a das áreas rurais no planeta. No caso de Belo Horizonte, as projeções apontam 1 milhão de habitantes a mais em 20 anos - a população atual é de cerca de 2,5 milhões de pessoas.

O projeto recebeu menção honrosa na categoria estudantes, durante o congresso da International Federation for Housing and Planning (IFHP), em Copenhague, Dinamarca. Compõem a equipe os alunos Bernardo Araújo, Éder Andrés, Isabel Brant, Mateus Andreatta e Thiago Campos.Esse projeto foi muito bem criado. Os alunos realmente souberam aproveitar de forma inteligente o terreno e os recursos naturais como, água de chuva, captaçäo de energia solar, e também na reciclagem de lixo. FONTE:ARCOWEB
JÉSSICA GONÇALVES SILVA 4PÉRIODO DE ARQUITETURA E URBANISMO - UNIPAC- BOM DESPACHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário