quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Politica habitacional em Bom Despacho

A politica habitacional em Bom despacho, como todo lugar segue as regras do mercado, e diante disso espalha pelas periferias condomínios rurais destinados à chácaras e casas de campo. São vários empreendimentos implantados e outros para serem lançados. Se caracterizam por ficar a poucos minutos da cidade, numa área rural, geralmente são fazendas desfeitas e loteadas ou então apenas partes delas. Também pela facilidade de aquisição,são financiados por 04 a 05 anos, com prestações suaves. Logo no inicio da implantação quase não tem infra-estrutura, à medida em que as unidades são vendidas , vão sendo implantados os sistemas de água e energia elétrica. Proporcionalmente os preços das unidades vão subindo também. Claro que existe todo uma lógica especulativa atrás desses empreendimentos, a facilidade da aquisição permite que se comece  a construir logo, e obviamente adensando e valorizando o empreendimento.  Esta modalidade de empreendimento já é comum a bastante tempo nas capitais , a novidade é que agora estão proliferando pelo interior.
Paralelamente os preços da habitação na cidade tem tido constantes altas, os imóveis em poucos anos tiveram grande valorização, as áreas onde mais se percebe isso são aquelas bem localizadas que já conta com uma facilidade de transporte e de vários serviços. Em contrapartida, verifica-se uma segregação da população de baixa renda concentrada em regiões especificas. Por causa da  valorização muitos vendem seus imóveis e vão procurar outros imóveis  onde os preços são mais  baixos.
Os conjuntos habitacionais de interesse social não se tem noticias de que estejam sendo implantados, a alguns anos houve um período de grande atividade no setor hoje está praticamente estagnado. O que se vê são alguns empreendedores construindo casas por sua conta , geralmente são duas casas que no mesmo lote , para serem vendidas com o incentivo governamental. É a lei da oferta e procura conduzindo a politica habitacional. 
                 
Hudson Ribeiro   6 º período Arquitetura e Urbanismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário