segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Política Habitacional do Município de Divinópolis / MG

A política habitacional do município de Divinópolis, de fato não atende o objetivo da população em solucionar o problema da moradia, em especial as regiões mais carentes. Porém a política habitacional viabiliza uma grande expansão de áreas urbanas, valorizando e segregando áreas. Com o crescimento do espaço urbano a cidade em questão vive um grande processo de urbanização, o que faz com que as políticas habitacionais implementadas pelo poder público, contribua para melhorar as condições de vida de uma grande parcela da população.
Em Divinópolis, a política habitacional implementada promoveu a construção de alguns conjuntos habitacionais, localizados principalmente em áreas periféricas da cidade. Através da escolha de localização destes conjuntos podemos notar um grande crescimento do perímetro urbano da cidade, já que as áreas que eram até então desocupadas receberam infra-estrutura ocorrendo incorporação do mercado urbano de terra em diversas áreas valorizando assim os terrenos dos novos espaços construídos. Com este crescimento a áreas que ficaram desocupadas entre os conjuntos e as áreas centrais passaram a ser ocupadas por estabelecimentos comerciais e de serviços, além de residências de alto padrão, destinadas a população de maior poder aquisitivo.
A produção de habitações em Divinópolis, criou então uma nova paisagem de contradições no espaço urbano, ou seja, ao mesmo tempo que moradias são propiciadas para uns , foi propiciado renda para outros, ficando mais notável assim o capitalismo social que gera em torno da política habitacional adotada na maioria das cidades brasileiras.

Um comentário:

  1. Relatório enviado por:
    CAROLINA DE GOES ELOI
    ARQUITETURA E URBANISMO - 6 PERÍODO
    UNIPAC-CAMPUS BOM DESPACHO

    ResponderExcluir