quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Política Habitacional de Bom Despacho

"Em Bom Despacho a política habitacional passa por uma fase de crescimento onde diversas áreas da cidade foram destinadas à construção de conjuntos habitacionais de interesse social destinado à pessoas de baixa renda que buscam através do governo federal obter sua casa própria, através do programa “Minha Casa Minha Vida”.
Porém é preciso cuidados neste tipo de crescimento para que não  surja a chamada "Segregação Espacial"que vem acontecendo na maioria das cidades, ou seja o poder público geralmente investe somente na cidade formal, parte moderna e oficial  sendo ineficiente ou simplesmente ignorando a parte informal, que necessita de postos de saúde, escola, melhoria nas habitações e etc. Isso gera a segregação (separação) espacial.
 Outro fator importante a ser destacado aqui é a grande especulação imobiliária existente no município, caracterizada pela distribuição coletiva dos custos de melhoria das localizações, ao mesmo tempo em que há uma apropriação privada dos lucros provenientes dessas melhorias."


Liliane Coelho
6º Período
Arquitetura e Urbanismo - Unipac Bom Despacho

Nenhum comentário:

Postar um comentário