quinta-feira, 28 de outubro de 2010



A política habitacional da cidade de Lagoa da Prata não foge muito da realidade de outras cidades pequenas e do interior. Os bairros são localizados em torno do centro da cidade e existe divisão social entre eles.
A cidade possui o Plano Diretor desde o ano de 2006 e as leis que nele se encontram são válidas a partir dessa data. Ele dividi a cidade em zonas comerciais e residenciais e determina a área de permeabilidade para as novas construções, os afastamentos adequados frontal e lateral da edificação, os locais onde pode ou não instalar comércios, a altura máxima dos edifícios para área residenciais, etc.
Com o Plano Diretor e a fiscalização da prefeitura os habitantes passaram a respeitar mais as leis que nele regem e a entender a necessidade de obedece-las e respeitá-las para o bem estar de todos.
O governo atual promoveu, com a ajuda da Caixa Econômica Federal, a realização de um conjunto habitacional com 211 casas populares localizado numa parte periférica da cidade. Esse conjunto contribuiu muito com a população de baixa renda por ter sido de fácil aquisição e com valor baixo nas parcelas. Um programa como esse, promovido pela prefeitura, já não acontecia em Lagoa da Prata a mais de 10 anos.
Lagoa da Prata esta desenvolvendo e junto com a cidade o problema da política habitacional tem que se desenvolver também. Esperamos e acreditamos que isso acontecerá!

Naiara Felix
6˚ Período de Arquitetura e Urbanismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário