segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Percepção ambiental no campus UNIPAC - Bom Despacho

Após dar algumas voltas pela UNIPAC em horário movimentado, pude perceber que o equipamento a que nos referimos - o campus - estabelece formas de uso e convívio.
A utilização dos espaços variam de local para local, como por exemplo, a permanência de alunos no Hall de entrada, que não possui bancos, mas as jardineiras são utilizadas para tal finalidade. Porque isso acontece? Por ser um espaço amplo e com distribuição de fluxos, o Hall se tornou lugar de permanência e conversas entre os alunos que estudam em salas próximas ou os que estão apenas de passagem.
O local, que é arejado, amplo e limpo, chama a atenção por se tratar também de um local mais silencioso que outros, como a Cantina.
A Cantina do campus é bastante movimentada. Por lá, encontram-se alunos que estão apenas lanchando, mas também há locais de permanência para quem quer ligar seu notebook. Trata-se de um local em que muitos querem ficar, por se tratar de um local movimentado, mas é evitado por outros, que preferem lugares mais sossegados.
Por isso mesmo é que existem as pequenas praças espalhadas pelo estacionamento entre os dois prédios do campus. As pracinhas, com mesas, bancos e árvores, são utilizadas na maioria por alunos que querem apenas um local tranquilo para lanchar, conversar, ou até mesmo estudar em momentos livres.
Porém, alguns locais precisam de atenção: o teatro de arena, instalado bem próximo ao estacionamento, é pouco iluminado e é pouco visitado pelo aluno da UNIPAC, sendo utilizado esporadicamente, quando há algum evento.
Com isso, posso finalizar este post afirmando que a UNIPAC dita o uso de seus locais a seus usuários - alunos e funcionários - a partir da ambientação dos espaços, distribuição dos alunos, agradando a diferentes gostos, dando vida a todo o local.

Posted by: Mariane Imaculada dos Reis - 4º Período

Um comentário:

  1. REALMENTE DEVEMOS FICAR ATENTOS QUANTO AOS ESPAÇOS A SEREM PROJETADOS PORQUE O LAY OUT DEFINE A CONVIVENCIA E A MANEIRA DE USO .NAO FICAR FOCADO SO MUM PONTO ,SABER QUE ESSE PONTO INTERFERE NO ENTORNO COMO TAMBEM SOFRE INFLUENCIA DE MESMO ,LEMBRAMOS DE DEIXAR ESSES ESPAÇOS ABERTO A APROPIAÇÃO DO USUARIO
    RESPONSABILIDADE SOCIAL , PISICOLOGICA,EMOCIONAL ,CONVIVENCIA ,CONFORTO TUDO ISSO É ARQUITETRURA
    HELDER FERREIRA 6° PERIODO ARQUITETURA BOM DESPACHO

    ResponderExcluir