terça-feira, 26 de outubro de 2010

Formação de Depósitos Tecnogênicos.

Reconhecimento da ação da sociedade como agente geomorfológico, transformador do espaço. Os estudos relativos à abordagem tecnogênica no Brasil passaram a ser desenvolvidos durante a década de 1990. Os Depósitos Tecnogênicos resultam da ação geomorfológica da sociedade tanto no meio urbano quanto no rural, e a classificação destes depende da observação de determinadas características que são particulares destas
formações. O estudo justifica-se pela necessidade de conhecer a ação geomorfológica humana, no qual ocasiona transformações na paisagem. O objetivo é compreender a gênese dos depósitos tecnogênicos, a partir do estudo dos artefatos depositados no ambiente, levando-se em consideração a história de ocupação do local.

A ação humana no ambiente e no qual se utiliza para diversos fins, resulta-se na alteração das características originais da paisagem, em diversos graus de abordagem e de modificações. Os estudos desta abordagem podem apontar soluções para possíveis problemas desta ocupação, tanto diretrizes para uma ocupação satisfatória.

João Corgozinho. Acadêmico do 4° período do Curso de Arquitetura e Urbanismo UNIPAC Bom Despacho.

Um comentário:

  1. Este estudo tem relevância na nossa formação profissional, pois ele aponta as transformações sofridas no ambiente a ser trabalhado, seja para a recuperação do mesmo ou até mesmo para futuras intervenções. No caso do ambiente ainda conter sua formação original, podemos desenvolver trabalhos que visem afetar menos suas características originais preservando-o. Além de direcionar os trabalhos no que tange a ocupação em relação ao entorno do ambiente, preservando a paisagem local.

    ResponderExcluir