sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Comentário sobre a política habitacional da cidade de Nova Serrana

Nova Serrana é uma cidade situada na região Centro Oeste de Minas Gerais, nas proximidades da BR-262 e desenvolveu-se a partir de uma ocupação espontânea, sem planejamento urbano. A princípio, tratava-se de um pequeno arraial que, com a manufatura do calçado, passou a ter esta atividade como principal motivadora do crescimento populacional e desenvolvimento econômico.

O adensamento populacional foi mais significativo a partir da década de 90 e, desde então, Nova Serrana tem sido uma das cidades que mais cresce no estado de Minas Gerais, ainda motivada pelo aumento do número de indústrias e investimento em tecnologias de produção de calçados. Porém, como esse crescimento não foi previsto, não houve planejamento urbano. Sendo assim, foi inevitável o surgimento dos loteamentos populares, visto que, a cidade atrai trabalhadores de várias regiões do estado e do País, em busca de emprego e melhores condições de vida.

Atualmente, a Prefeitura limita-se a promover a ocupação de novos bairros através do Programa “Minha Casa Minha Vida”, como se pode ver na notícia abaixo, publicada no site da Prefeitura de Nova Serrana.
Prefeito assina ordem de serviço para início das obras do condomínio Zé Bentinho
Projeto incluso no Plano de Ações e Metas e que beneficiará mais de 500 famílias tem inauguração prevista para dezembro de 2011
Nova Serrana, Quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Foi assinada na tarde de 20 de outubro, no Centro Administrativo Lelis Camilo Preto, em Nova Serrana, a ordem de serviço para a construção do residencial Zé Bentinho, projeto desenvolvido em parceria com a Caixa Econômica Federal, que beneficiará mais de 500 famílias com a casa própria através do programa Minha Casa, Minha Vida.
Na Solenidade estiveram presentes o Prefeito de Nova Serrana Paulo Cesar de Freitas, o presidente da Câmara Municipal de Nova Serrana, Euzébio Rodrigues Lago, o Vice-presidente de Gestão de Pessoas da Caixa Econômica Federal, Sr. Édilo Ricardo Valadares, o superintendente regional da Caixa na Região Centro-Oeste de Minas, Sr. Constantino Dias Neto, o diretor presidente da KTM Engenharia, Sr. Rômulo Rodrigues Rocha, o gerente da Caixa Econômica Federal em Nova Serrana, Senhor Antonio Carlos Tavares e ainda, o presidente do Sindinova, Ramom Alves Amaral, o presidente da CDL, Telismar Ferreira do Amaral, gerentes regionais da Caixa Econômica, vereadores, secretários, servidores e populares do município.
O projeto autoriza a construção de 528 apartamentos, sendo idealizadas em primeiro momento 256 residências, que estão inseridas nas premissas do Programa Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento contará com recursos do FGTS e tem orçamento previsto no valor de R$13.568.00,00.
Além do benefício aos inscritos, a ação que promoverá a geração de empregos e diminuirá o déficit habitacional no município, promovendo uma urbanização planejada em uma cidade que cresce de forma cada vez mais promissora e ordenada.
Carlos Alberto é um dos beneficiados pelo projeto e disse que realizou um sonho, pois agora sairá do aluguel e terá muito mais conforto e segurança. “Estou muito satisfeito com essa ação da prefeitura, vou sair do aluguel. Aos poucos as coisas vão melhorando para todos e espero que a Prefeitura continue beneficiando a todos, gerando empregos e melhores condições de vida para a população”. Afirmou.
Segundo o prefeito Paulo Cesar este é o primeiro passo de um projeto ousado e de grande impacto social em Nova Serrana. “Os 256 apartamentos é o primeiro passo, estamos trabalhando firme para que toda a cidade seja atendida e tenha melhores condições de vida. Nova Serrana é a cidade que mais cresce no Estado e nós temos preparado, de forma ousada, porém realista, sua estrutura e condições para que a cidade continue crescendo”. Disse o Prefeito.

CONSIDERAÇÕES
A preocupação do prefeito em construir moradias é importante, porém, não se vê investimentos significativos em saneamento básico, infra-estrutura urbana, pavimentação das ruas, preservação de áreas verdes, etc.

Assim como acontece em outras cidades, as medidas são apenas paliativas e o que se percebe é que há grandes problemas, por exemplo, na época das chuvas, tais como, inundações, alagamentos, devido ao escoamento rápido das águas para os córregos, que não suportam o grande volume neles depositado.

Conclui-se, então, que a política habitacional está longe de ser a ideal para uma cidade de grande potencial econômico como Nova Serrana. Os investimentos poderiam ser mais específicos, no sentido de prover, não somente moradia, mas dignidade à população.

UNIPAC BOM DESPACHO - ARQUITETURA E URBANISMO
Disciplina: Estudos Urbanos II
Professor: Marco Antonio Borges Netto
Aluna: Luciane Leite Lacerda Almeida
6° período

Um comentário:

  1. É preciso construir e investir em escolas de ensino infantil e fundamental. Pois cresce a população, constroi- se condominios e as salas estão super lotadas. Atenção a educação é muito importante.

    ResponderExcluir