sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Bairro Babilônia: Área Insitucional e Praça Senhora do Sol (Cristo)


A disciplina Estudos Urbanos II propôs um estudo da área institucional e da Praça Senhora do Sol, do bairro Babilônia, em parceria com o projeto de implantação do conjunto habitacional.

A área institucional está locada na lateral direita do terreno, em relação ao acesso principal e, apesar de ser o local mais alto, apresenta grande declividade. Para esta área propusemos a implantação de uma igreja, comércio variado, área de lazer, uma Unidade Básica de Saúde e uma biblioteca.
 
Implantação Área Insitucional
 O objetivo da implantação de tais equipamentos é atrair moradores de bairros vizinhos para a região, evitando assim a segregação e o estigma que tão indesejadamente acompanham os conjuntos habitacionais.        

Na parte frontal da área institucional será implantada uma área de lazer com quadra, playground e equipamentos esportivos, bem como, uma área de comércio variada (lanchonete, mercearias, farmácia e lojas). 



Implantação Área de Lazer




Implantação Comércio



Na parte mais alta será implantada a igreja, com ampla praça, de maneira a trabalhar os desníveis do terreno. A escolha da igreja se deu por ser uma instituição que atrai um público numeroso e promove vários eventos comunitários.

Implantação Igreja







Em seguida, na região menos íngreme do terreno, será projetada uma biblioteca, com sala de informática e um espaço aberto para eventos relacionados à arte, com intuito de atrair estudantes e leitores, estimulando assim o convívio e o interesse pela cultura.


Implantação Biblioteca



A Unidade Básica de Saúde se localizará na parte posterior da praça já existente ao final do terreno.


Implantação Centro de Saúde
 


.
Para a Praça Senhora do Sol será proposta uma revitalização do Cristo devido ao seu estado de má conservação. Um espelho d’água será construído ao seu redor, com função não apenas estética, mas de proteção à estátua, pois dificultará a aproximação de vândalos.









Também será proposta uma iluminação que valorizará a visão do Cristo. A praça receberá, ainda, um tratamento paisagístico, com bancos e áreas de descanso e convivência. O tratamento diferenciado deve-se ao fato da praça estar localizada na parte central do bairro, possuir grande visibilidade e ser o acesso principal ao conjunto habitacional.








UNIPAC BOM DESPACHO - ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: Estudos Urbanos II
PROFESSOR: Marco Antonio Borges Netto
6º PeríodoGRUPO: 
  • Carolina Sousa
  • Giovana Patrícia
  • Luciane Lacerda
  • Roberta Melo 
  • Romulo Modesto

Nenhum comentário:

Postar um comentário