terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ambiente Tectogênico

Os depósitos tecnogênicos ou tecnógenos estão relacionados às intervenções antrópicas, ou seja, são produzidos pela ação do homem, quando da apropriação do relevo com conseqüências na forma, processos e formação de depósitos superficiais do ambiente geológico. A ação do homem sobre a natureza, ou mais especificamente suas atividades produtivas, apresentam-se como tipos de agentes e fatores geológicos, diferentes dos conhecidos anteriormente. As novas coberturas pedológicas e as novas formações geológicas, que se encontram em processo de geração, estão fortemente influenciados pela ação do homem. Ainda segundo o autor, a expressão antropógeno vem sendo usada por alguns autores, em substituição ao termo quaternário, para indicar o período geológico mais recente, marcado pela evolução do homem. Desta forma, podemos caracterizar depósitos tecnogênicos como aqueles correlativos aos processos antropogênicos atuais, ou seja, produzidos pela ação do homem, quando da apropriação do relevo. Os depósitos tecnogênicos podem ser classificados de acordo com o tipo de ação antrópica. Também existe uma classificação com relação à ordem em que se deu a ação antrópica.
- Depósitos resultantes da ação humana direta, como aterros;
- Depósitos tecnogênicos induzidos: resultantes de processos naturais modificados indiretamente pelo homem, como o assoreamento, por exemplo;
- Depósitos modificados, como áreas naturais contaminadas. Dentro dos depósitos tecnogênicos classificados como construídos, há ainda 4 categorias, dependendo do tipo de material constituinte do depósito:
- Úrbicos: seriam os detritos urbanos, materiais terrosos que contêm artefatos manufaturados, fragmentos como tijolo, vidro, concreto, asfalto, entre outros; - -- Gárbicos: seriam os materiais detríticos como lixo orgânico, de origem humana, ricos em matéria orgânica;
- Espólicos: são os materiais terrosos escavados e redepositados por operações de terraplanagem em minas a céu aberto, rodovias ou outras obras civis, incluem-se os depósitos de assoreamento induzidos pela erosão acelerada;
- Dragados: provenientes de dragagem de cursos d’água e comumente depositados em diques topograficamente alçados em relação à planície aluvial.
Pode ser dito que a ação humana sobre a natureza tem conseqüências referíveis a três níveis de abordagem, em termos de formas, processos, formações e depósitos superficiais do ambiente geológico principalmente na modificação do relevo e alterações fisiográficas da paisagem, como por exemplo, a retificação de canais fluviais, terraplanagem; em alterações na fisiologia da paisagem, e, na criação de depósitos superficiais correlativos.
Desta forma, podemos caracterizar depósitos tecnogênicos como aqueles correlativos aos processos antropogênicos atuais, ou seja, produzidos pela ação do homem, quando da apropriação do relevo.


Kênia Martins - Arquitetura e Urbanismo - 4ºPeriodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário